Piscina de Vinil: Porque escolher essa opção?

Ter piscina em casa é o sonho de muitos, afinal, dá para aproveitá-la em dias de calor com a família e amigos, curtindo momentos de descontração e confraternização.

Ao decidir investir na piscina em casa, na etapa que antecede a execução da obra é preciso escolher o tipo de material que ela terá. Existem várias opções, porém o vinil é bastante utilizado.

Não conhece a piscina de vinil? Sem problemas, preparamos um guia completo sobre ela, no qual será possível entender como é essa versão, conhecer vantagens, dicas de instalação, manutenção e valor médio. Confira!

O que é a piscina de vinil?

Trata-se de uma versão construída em alvenaria, possuindo estrutura sólida, robusta e segura, e com revestimento feito em vinil, também chamado de bolsão de vinil, que traz benefícios especiais para a piscina.

Um deles é um alto poder de impermeabilização e estanqueidade da água, sem necessidade de aplicação de materiais especiais para essa finalidade, ajudando a economizar no processo construtivo.

Além disso, a utilização do vinil como revestimento da piscina permite ousar um pouco mais no projeto arquitetônico, podendo construir uma versão mais moderna e que fuja do tradicional, porque o material se adequa bem a diferentes tipos de projetos.

Vantagens da piscina de vinil

  • Possibilita a personalização do projeto, seja no tamanho (permite construir piscinas maiores), no formato (com formas arredondadas, por exemplo) ou na decoração (com estampas com faixas, desenhos geométricos, entre outras);
  • Melhor estética e acabamento, sendo a indicação perfeita para quem deseja ter uma piscina com visual surpreendente e maior qualidade;
  • Ótimo custo-benefício.Construir piscina em casa é um processo caro, mas é possível barateá-lo utilizando o vinil como revestimento, porque ele possui preço mais atrativo que outros materiais comumente utilizados;
  • Facilidade de instalação.O bolsão de vinil da piscina pode ser transportado com maior facilidade e o material é mais simples de ser instalado, acelerando o projeto. A piscina de vinil demora cerca de 20 dias para ficar pronta, enquanto o tempo de construção da versão de concreto pode chegar a 4 meses;
  • Praticidade de manutenção, já que eventuais consertos na estrutura de vinil são facilmente executados, porque não demandam grandes obras. Dá para reparar trincas e vazamentos de maneira pontual, utilizando materiais específicos, sem ter muito trabalho;
  • Projeto sustentável, uma vez que durante a construção da piscina de vinil há uma menor produção de resíduos e alguns materiais de descarte podem ser reciclados. Por isso, essa opção é uma boa alternativa para quem busca executar um projeto sem grandes impactos no meio ambiente.

Principais dicas na instalação

É importante que o acabamento interno da alvenaria esteja bem feito, porque senão o bolsão de vinil não será bem acomodado, o que pode reduzir a vida útil da piscina e demandar manutenção frequente.

Ademais, é imprescindível realizar a instalação de uma manta protetora para o vinil (alguns chamam esse material de espuma), para que a piscina tenha maior resistência e durabilidade.

Testes de estanqueidade devem ser realizados, para assegurar que não há vazamentos. Além disso, é necessária a instalação de dispositivos ABS (dreno de fundo, aspiração e retorno), para garantir boa vazão à piscina.

É indispensável ressaltar que todo esse trabalho de construção / instalação deve ser feito por profissionais especializados, para assegurar um melhor resultado e durabilidade da piscina.

Portanto, o primeiro passo a ser adotado é pesquisar e fazer orçamentos com empresas construtoras de piscinas, para escolher aquela que melhor atenda suas expectativas.

Cuidados de manutenção da piscina de vinil

A vida útil da piscina de vinil pode ser aumentada se for bem cuidada, realizando manutenção apropriada. O correto é utilizar materiais adequados ao vinil, para evitar a proliferação de algas e fundos, ferrugens ou manchas.

Se necessário realizar reparos, o ideal é que eles sejam executados sem esvaziar a piscina, para não danificar o bolsão de vinil. Neste caso, basta consertar a parte desgastada, sem realizar grandes obras.

Ademais, deve-se evitar que materiais pontiagudos caiam na piscina, pois podem provocar furos, e o cloro não deve ser utilizado em excesso, uma vez que provocará manchas ou desbotamento do vinil.

Valor médio da piscina de vinil

O preço da piscina de vinil varia de acordo com a região do país e tamanho do projeto. Mas, de modo geral, esse tipo de piscina costuma ter valor inicial de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 30 mil.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply