Piscina com borda infinita: saiba como ter uma em sua casa

A piscina com borda infinita está virando uma tremenda febre entre as pessoas, que têm procurado informações para instalar essa novidade em suas casas e em condomínios. Muito comum em resorts e hotéis, o projeto desse tipo de piscina faz com que a água pareça que está se unindo à paisagem, já que suas bordas estão escondidas da visão. É daí, inclusive, que o nome surgiu como o conhecemos.

Tais piscinas possuem design moderno e proporcionam um ambiente luxuoso e belíssimo, agregando a instalação à vista do lugar. Para que esse efeito ocorra, inclusive, o ideal é que o terreno tenha um declive, o que vai potencializar a impressão de que a piscina não tem fim e que a água está transbordando, dando uma sensação toda especial.

É muito comum as pessoas acharem que a piscina com borda infinita é perigosa por conta da impressão que dá ao vê-la de longe. Mas, como se nota, trata-se apenas de um efeito visual e a segurança desse tipo de piscina é idêntica às convencionais.

Como a piscina com borda infinita é feita?

Além da questão do desnível, determinante para o realismo do projeto, é possível inserir esse tipo de borda em apenas um lado ou em todos os lados da piscina. Tudo vai depender do desejo do proprietário, de suas condições financeiras e da disponibilidade do terreno.

Em geral, a piscina é elaborada no limite do terreno, evidenciando o cenário da paisagem, que pode ser um jardim, uma região montanhosa ou até mesmo uma linda vista para um lago ou para o mar.

É necessário que seja construído um reservatório, com uma espécie de calha, no entorno da piscina. Ele será responsável por coletar toda a água que irá transbordar da piscina.Ao fundo da calha deverá haver um sistema de filtragem que irá captar a água e transferi-la para o reservatório. Essa água poderá ou não ser bombeada de forma contínua.

Quem já tem piscina e deseja inserir a borda infinita, saiba que é possível realizar essa tarefa sem muitos problemas. Em primeiro lugar, no entanto, será necessário conferir a topografia do terreno para validar ou não a hipótese. Em determinadas situações pode-se rebaixar alguns centímetros de uma das bordas para conseguir alcançar o intento do projeto.

É possível ainda inserir escadas, bancos submersos e até mesmo uma parte chamada de prainha, que é aquele trecho em que a água é rasa e as pessoas sentam-se para conversar ou mesmo para ficar com seus bebês muito pequenos. Tais acréscimos devem ser colocados do lado contrário da borda infinita, evitando, assim, que os usuários saiam da piscina pelo lado da borda.

Para garantir o efeito infinito é fundamental que a cor do revestimento da piscina seja igual ou semelhante a cor que predomina o ambiente aonde ela está inserida. Em geral, para vegetações são indicados tons verdes, para o céu é recomendado o azul celeste e, no caso do mar, outro tom de azul pode se encaixar melhor.

Se você tem a intenção de construir uma piscina com borda infinita, procure deixar esta borda de frente para onde o sol se põe, pois isso irá proporcionar uma vista ainda mais deslumbrante de sua piscina. Para enfatizar ainda mais essa impressão, você poderá incluir cerâmica ou pastilhas em tons dégradés do pôr do sol.

Quanto custa construir uma piscina com borda infinita

Para saber quanto você irá gastar para construir uma piscina com borda infinita é necessário levar em conta os seus desejos e o material utilizado. Por exemplo, para uma piscina de concreto armado, o valor do metro quadrado do recuo é de mais ou menos R$ 2 mil.

Em geral, o custo para fazer a borda infinita onera em aproximadamente 15% do total da obra em relação à construção de uma piscina convencional. Isso ocorre por conta da necessidade de se instalar um sistema de captação e retorno de água para a piscina. Além disso, como será preciso fazer uma piscina em um espaço maior, o gasto também será alto com revestimentos e rejunte.

Por outro lado, se você optar por uma piscina de vinil, o custo com investimentos e rejunte será reduzido, além do material usado servir como um impermeabilizante, o que diminui algumas etapas da obra.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply