Manutenção de piscinas – Como limpar e fazer o tratamento químico?

Ter uma piscina é uma verdadeira delícia, não é mesmo? Usadas para tirar o estresse da semana, para uma festa em família e entre amigos ou para curtir umas boas férias sem gastar muito, as piscinas têm o ônus de gerar um gasto frequente de manutenção, que é necessário, caso contrário, o custo se torna ainda mais elevado.

Isso sem falar nas possíveis complicações à sua saúde e a dos seus familiares, já que a água pode transmitir doenças caso não esteja limpa. Por exemplo, o contato da água contaminada com a pele, ou mesmo a partir de sua ingestão, pode propiciar o surgimento de doenças nos banhistas, casos de micose, otite, hepatite, conjuntivite, leptospirose, entre outras.  A falta de cuidados pode até mesmo atrair os mosquitos que carregam o aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças perigosas.

limpando a piscina

Diante de tudo isso, é fundamental o serviço de manutenção de piscinas, que vai proporcionar uma água saudável e longe de problemas para quem apenas quer aproveitar algumas horas de lazer e descanso. Em geral ocorrem três tipos de limpeza, sendo que uma pode até mesmo ser feita pelo proprietário da piscina, mas as outras duas dependem de ajuda profissional e requer a contratação de empresas ou agentes especializados nesse tipo de trabalho. Vejamos a seguir os três tipos de manutenção e o que precisa ser verificado regularmente para manter a piscina sempre limpa.

limpeza de piscina

Como limpar a piscina?

Essa etapa da manutenção de piscinas nada mais é do que a limpeza da própria. Em primeiro lugar, devem ser retiradas as folhas e demais resíduos que estiverem na água e ao seu redor. Você poderá pegar uma rede de limpar piscina e passar pela água para retirar a sujeira que estiver boiando. Outra dica é varrer em sentido contrário à piscina para evitar que a sujeira ao redor caia dentro da água.

O skimmer (também chamado de coadeira) e o pré-filtro da bomba precisam de limpeza regular, pois ele também é responsável pela higienização da água, ao retirar toda a sujeira superficial de dentro da piscina. O skimmer também ajuda a controlar o nível da água para evitar que a piscina transborde. Para limpá-lo, basta esvaziar de forma manual seu depósito de sujeira.

Por fim, é necessário entrar na piscina e limpá-la em seu interior, escovando as bordas, as laterais e também o fundo da mesma. É um trabalho mais cansativo, mas que pode ser feito por você. Ou, então, pode ser chamado um profissional para dar conta dessa atividade mais braçal.

Como fazer o tratamento químico da piscina?

O processo seguinte consiste no tratamento químico da piscina, não importa se ela é feita de alvenaria, vinil ou de fibra. São aplicados produtos como cloro, algicida e outros, que servem para manter um padrão de alcalinidade e acidez da água para que previna a proliferação de algas e bactérias que possam trazer prejuízos à saúde.

É recomendável que este trabalho seja feito por um profissional, pois é essencial que a aplicação dos produtos seja precisa para evitar problemas. Por exemplo, cloro em excesso na água causa irritação nos olhos e na pele das pessoas. No entanto, ao menos no controle diário, você poderá obter algumas instruções para ao menos fazer a verificação regular e, de tempos em tempos, um profissional visitar a sua casa para fazer um acompanhamento mais profissional.

É recomendável que uma piscina residencial tenha os seguintes níveis:

  • alcalinidade: entre 80 e 120 ppm;
  • pH: entre 7,2 e 7,6;
  • dureza cálcica: entre 200 e 400 ppm.

Revisão de equipamentos para piscina

Nesta etapa ocorre a revisão de todos os aparelhos que fazem a piscina funcionar normalmente. É preciso checar bombas, filtros, aquecedores, dispositivos de hidromassagem, iluminação e sistema de automação. Todos devem ser verificados regularmente para garantir que não sofram algum dano que possa não ser visto no dia a dia. Tais serviços precisam ser conduzidos por pessoas especializadas, ainda mais se for necessário fazer algum tipo de reparo ou troca de peça.

A única manutenção que talvez possa ser feita pelo dono é no caso do pré-filtro, um item muito importante, pois ele ajuda a evitar que a sujeira danifique a bomba que faz a piscina funcionar corretamente. A limpeza pode ser realizada manualmente, bastando abrir o local onde o pré-filtro fica e retirá-lo. Porém a manutenção da mesma recai a um especialista.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply