Como limpar piscina e manter ela sempre limpa?

Ter uma piscina em casa é uma excelente pedida para quem quer viver ótimos momentos de lazer e descanso. Por outro lado, também pode dar muita dor de cabeça, em especial por conta do trabalho que dá para mantê-la limpa.

Para fazer com que a limpeza da piscina não seja um transtorno, é importante recorrer a algumas horas semanais para essa tarefa, além de contar com algumas ferramentas e procedimentos bastante práticos, que vão deixar o trabalho menos complexo e chato. Veja como limpar a sua piscina e também algumas dicas para ajudar na manutenção da limpeza dela.

limpando a piscina

Limpe ao redor da piscina

Evite deixar qualquer tipo de sujeira no entorno da piscina. Retire galhos, folhas e qualquer outro item que fique perto da borda. Quando varrer essa área, o faça no sentido oposto à água para que a sujeira não caia na piscina.

Confira o filtro sempre

É fundamental verificar sempre o filtro da piscina, que fica no fundo da mesma. Ele deve ser limpo frequentemente para que o sistema de sucção e limpeza da água funcione normalmente.

Preste atenção à coloração da água

A falta de tratamento da água pode fazer com que ela fique com a cor esverdeada. Para resolver, escove as paredes da piscina para arrancar as algas existentes e aplique os produtos indicados para a eliminação desse problema. No caso de água gordurosa, pode ser por causa do uso em excesso de bronzeador ou de protetor solar, ou ainda algum problema na coadeira do filtro. Nesse caso, aplique cloro na água e dê uma checada na coadeira.

Agora, se a água estiver com uma cor marrom, pode indicar que o filtro não está funcionando corretamente, fazendo com que permaneça na água grande quantidade de argila ou poeira, por exemplo. A saída é fazer uma decantação da água e aspirar o fundo da piscina.

Aplique cloro regularmente

É importante aplicar o cloro na água para mantê-la sempre limpa e tratada. Mas antes de aplicá-lo, é necessário realizar a análise e ajustar os parâmetros da piscina, como alcalinidade, pH, ácido cianúrico. Após isso, dilua o cloro em um recipiente antes de leva-lo à piscina. Aplique na água e espalhe por toda a superfície da piscina. Faça a filtragem a água, analise novamente os parâmetros e, se necessário, faça novos ajustes, até deixar a água da maneira adequada.

limpeza de piscina

4 dicas para manter a piscina limpa

Após a limpeza da piscina, é importante tomar alguns cuidados de manutenção com uma certa frequência para garantir que o trabalho não seja tão extenso e que a piscina não fique novamente suja, deixando seu esforço anterior totalmente inútil. Para isso, mostramos quatro dicas simples de elementos a serem usados para você manter a piscina limpa.

  1. Escova e a peneira

Para manter a piscina limpa por mais tempo é preciso usar bastante a escova e a peneira. No caso do primeiro objeto, sempre que você perceber que as paredes começam a ficar escuras, escova as paredes e as bordas. Já no caso da peneira, é recomendável que ela seja passada pela superfície da água com regularidade para retirar as sujeiras que costumam cair na água, como folhas e insetos. É importante, pois tais sujeiras podem entupir o filtro e também afetar na eficácia do cloro.

  1. Aspirador e filtro

Esses dois objetos também são essenciais e devem ser utilizados regularmente. O aspirador ajuda a retirar os resíduos que passam pela peneira, além de retirar a sujeira acumulada no fundo da piscina. O filtro, por sua vez, faz com que a água passe pela areia, o que vai deixar outras impurezas que possam ter ficado mesmo após o uso do aspirador.

  1. Tratamento químico

O tratamento químico consiste, primeiramente, em analisar os níveis de pH e alcalinidade da água, como mencionamos acima. Sim, isso deve ser frequente. Use um estojo ou fita de testes para checar o pH, que deve ficar entre 7.0 e 7.4. Se a água estiver ácida (pH baixo), será preciso adicionar o carbonato de sódio. Se estiver alcalina (pH alto), aplique o ácido muriático ou bissulfato de sódio em pó. Depois disso, coloque algicida (5 a 7 ml a cada mil litros de água) para impedir o aparecimento de algas. Por último, aplique o cloro, que vai eliminar bactérias e fungos – 4 gramas por mil litros de água.

  1. Capa protetora

Coloque em cima da piscina uma capa que irá ajudar a protegê-la contra detritos que possam cair na piscina. Pode ser uma lona ou térmica. A primeira isola a piscina do ambiente, enquanto que a segunda ajuda a conservar a temperatura e o volume da água, já que diminui a evaporação.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply